quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Homem-Aranha no cinema – Trilogia Sam Raimi


Homem-Aranha  Em 2002 estreou o primeiro filme do aracnídeo mais famoso do mundo, dirigido por Sam Raimi. O filme conta a história de como o nerd fraquinho e esquecido Peter Parker se tornou o herói e amigo da vizinhança. Vou contar aqui um pouco da minha experiência com esses três filmes.


Como um fã de homem aranha, e criança na época, me lembro de ter saído surtado do cinema, pulando e querendo subir nas paredes (embora os adultos não estivessem tão diferentes). O longa-metragem do aranha de cara virou uma febre, merecidamente.Sem contar que tem uma das melhores cenas de beijo do cinema.

Por conta das milhares de vezes em que assisti o filme, fui evenlhecendo e adquirindo um olhar mais critico, pude perceber mais coisas estranhas, no filme. A personalidade da Mary Jane começou a me incomodar, por que não sentia que ela era a MJ que sempre fui apaixonado nos quadrinhos, as teias orgânicas se tornaram difíceis de engolir e varias outras coisas, mas ainda assim, quando terminava o filme eu tinha a mesma sensação de sempre, de que tinha acabado de ver um filme de super-herói. Sam Raimi consegue muito bem passar essa sensação para o publico, com todas as galhofas ou não, o homem aranha é um herói.

Homem-Aranha 2 – me lembro como se fosse hoje de quando vi a primeira vez o cartaz do filme, a máscara do meu herói favorito e no reflexo do olho, o vilão: Dr. Octopus. Nem preciso falar que surtei, na estreia do filme lá estava eu, no meio da fila gigantesca dentro de um dos poucos cinemas na pequena cidade onde morava.

Assisti duas vezes no cinema e milhares em casa e assim como o primeiro, esse enfraqueceu um pouco, mas só um pouco, posso dizer com todas as letras, que é um dos meus filmes de super-herói favorito. As únicas coisas que me incomodam são as galhofas (Peter Parker saindo dos entulhos e coisas do tipo) que você esquece, afinal estamos vendo um filme que vem dos quadrinhos, um filme para crianças (Se você se ofendeu me desculpa, mas tem que admitir. É difícil, mas se sentirá mais aliviado). Além de alguns problemas de continuidade.

Homem-Aranha 3 – É difícil, mas tenho que comenta-lo também. Confesso que na primeira vez que assisti não vi o quão tinha sido arruinado de uma trilogia que tinha um potencial pra ser inesquecível. Chamei todas as pessoas que conhecia para assistir o filme, estava de novo no meio de uma fila imensa todo orgulhoso, para ver um filme vergonhoso, não podia ficar por baixo, eu tinha que defender esse filme. Infelizmente não tinha como. Era muito triste ver o mau gosto do diretor, que não teve como trabalhar tranquilo em suas ideias e o desrespeito dos produtores com a franquia que lhes rendeu tanto dinheiro.

 Não vi muito o filme depois, por que não sobrou muita coisa memorável, o filme tem seus acertos, mas os erros são maiores e ofensivos. O Venom é um dos vilões mais conhecidos pelo público e foi colocado de uma forma totalmente sem o respeito que o personagem merece. A fase do homem aranha negro também é uma das mais lembradas e foi o grande motivo de chacota no ano, sendo comparado com a moda dos emos, que era febre na época.


Infelizmente com o gosto amargo do terceiro homem aranha, a trilogia antiga, que dava tanto orgulho chega ao fim, deixando um gosto amargo no coração dos fãs. 

Por: L.Monteiro








Nenhum comentário:

Postar um comentário