domingo, 22 de janeiro de 2012
Anos 60 e 70: A nova forma de fazer Cinema
As décadas de 60 e 70 foram bastante influentes, com suas ideologias e questionamentos, as pessoas não ficavam paradas e estavam sempre agindo. Através da arte, elas colocavam suas idéias em pratica. Com o cinema não foi diferente, assim como a música, o cinema teve uma grande influencia nessa geração.
O livro ‘’Como a geração sexo drogas e rock n roll salvou Hollywood’’ trata-se justamente disso. Como os diretores deixaram de ser só empregados e saíram dos grandes estúdios para filmar do lado de fora, quebrando regras, orçamentos e mudando a forma de se fazer cinema. O livro nos leva em uma viagem aos bastidores dos principais filmes da época, desde ‘’Bonnie e Clyde’’ e ‘’Sem Destino’’, que abriram as portas para os novos diretores, mostrando que havia uma forma de passar a perna no sistema e fazer as coisas do seu jeito. Passamos por o Poderoso Chefão, O Exorcista, Taxis Drive até chegar em Tubarão, o criador do Blockbuster e Star Wars, que deu a martelada final para o termo, mudando a visão que as pessoas tinham do que era cinema.
Para quem se interessou pelo livro, é interessante dar uma conferida também no documentário ‘’A Década que Mudou o Cinema’’. Ele trata do mesmo assunto, mostrando entrevistas e cenas dos principais filmes da época e o impacto que cada um teve com o público desde a média de desmaios em seções de O Exorcista, Pânico de Água e Arrasa-Quarteirões.
Aqui fica minha sugestão, não só para quem é cinéfilo, mas também para quem se interessa pela época. É uma boa forma de conhecer mais e ver como uma arte pode ser tão influente na vida das pessoas e em outras formas de artes.
Por: L. Monteiro
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário