quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Guia do Mochileiro das Galáxias



 Esta é uma série de ficção científica criada pelo mestre Douglas Adams, originalmente um programa transmitido pela rádio britânica em 1978, e depois adaptada para outros formatos como, a "trilogia" de cinco livros , uma série de TV da BBC em 6 episódios e o filme de 2005.




 A história começa com Arthur Dent, um inglês de vida simples, que em uma quinta-feira (ele já suspeitava que as quintas-feiras tinham algo de errado) descobre que a Terra vai ser destruída.  Mas graças a seu grande amigo, Ford Prefect, que até então Arthur não sabia que era um extra-terrestre, o salva a tempo e o leva para o espaço, mas precisamente em uma nave dos Vogons. Quando o Comandante da Frota de Demolição Vogon, Prostetnic Vogon Jeltz, percebe a presença destes dois, não pensa duas vezes em expulsá-los da nave. Mas, em um incrível golpe de sorte, a dupla é resgatada pela nave Coração de Ouro, comandada por Zaphod Beeblebrox, presidente da Galáxia e Trillian, a terráquea que fugiu com Zaphod, logo depois de tê-lo conhecido em uma festa, seis meses antes da demolição da Terra. Outro personagem de destaque na trama é o robô Marvin, o robô maníaco-depressivo, cujo desprezo pela vida só não se compara à sua depressão crônica e ao tamanho de sua inteligência. Então, assim começa as aventuras de Arthur Dent e Ford Prefect pelo Universo em busca da Pergunta Fundamental da Vida, do Universo e Tudo Mais, sempre guiados por um fantástico livro de viagens: O Guia do Mochileiro das Galáxias.

 A série ainda conta com mais 4 livros: O Restaurante no Fim do Universo, A Vida, o Universo e Tudo Mais, Até mais, e Obrigado pelos Peixes! e Praticamente Inofensiva. Em toda essa história, acontecem várias coisas com todo o grupo. De viagens no tempo-espaço até a destruição do Universo ou a última mensagem de Deus para sua criação.




 Em 2005, foi lançado pela Touchstone e pela Spyglass o longa metragem baseado no primeiro livro da série. Ainda assim existem várias diferenças entre a história do livro e o filme, todas acrescentadas pelo próprio Douglas Adams que sempre criou um roteiro diferente para cada versão do Guia.
Enfim, é isso. Fica aí outra dica para quem ainda não conhece esta magnífica série e quer conhecer melhor. Até a próxima.

Por: A. Florêncio

Nenhum comentário:

Postar um comentário