segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

LIMBO


LIMBO é um jogo eletrônico de quebra-cabeça em plataforma e o título de estreia da desenvolvedora dinamarquesa indepentente de jogos Playdead. O jogo foi lançado em julho de 2010 como um título exclusivo de plataforma para o Xbox Live Arcade, e foi, mais tarde, relançado como uma peça de um pacote de jogos de varejo junto com Trials HD e 'Splosion Man em abril de 2011. As portas do jogo à PlayStation Network e Microsoft Windows via Steam foram criadas pela Playdead, lançadas depois que o período de exclusividade anual para o Xbox 360 foi concluído. Limbo é um sidescroller 2D, incorporando um sistema de física que administra os objetos ambientais e o personagem do jogador.

O personagem guiado pelo jogador, é um garoto anônimo (só se é possível ver a sombra) que passa através de ambientes e armadilhas perigosas conforme procura por sua irmã. O desenvolvedor projetou os quebra-cabeças de forma com que o jogador tenha que falhar para assim então encontrar a solução. A Playdead chamou o estilo de jogar de "experiência e morte", e usou visualmente imagens pavorosas para as mortes do menino para guiar o jogador nas soluções difícies de resolver.


O jogo é apresentado principalmente em tons de preto e branco monocromáticos, usando iluminação, efeitos de grãos de filmes e sons de ambiente mínimos para criar uma atmosfera misteriosa frequentemente associada com o gênero de horror. Jornalistas elogiaram a apresentação sombria, descrevendo o trabalho comparável ao film noir e ao expressionismo alemão. Com base em sua estética, críticos classificaram Limbo como um exemplo de "video game como arte".

Limbo recebeu análises positivas, mas sua história mínima polarizou críticas; alguns críticos encontraram o trabalho em aberto com significados mais profundos que se ligam bem com as mecânicas do jogo, enquanto outros acreditaram que a falta de enredo significativo e o fim abrupto depreciou o jogo. Um ponto comum das análises dos críticos foi que o alto custo do jogo relativo a sua curta duração pode deter jogadores da aquisição do título, mas alguns críticos proporam que Limbo teve a duração ideal. O título foi o terceiro jogo mais vendido no serviço Xbox Live Arcade em 2010, gerando uma receita ao redor de $7,5 milhões. O título venceu vários prêmios de grupos da indústria após seu lançamento, e foi nomeado como um dos principais jogos de 2010 por várias publicações.


Contudo, este jogo tem uma jogabilidade bem simples e mesmo assim, divertida, de forma que o jogador acaba se envolvendo com o jogo. E para conseguir avançar no jogo, é necessário paciência e atenção, pois as soluções as vezes são bem óbvias mas não é tão fácil de se encontrar.  Bem recomendado para quem gosta de jogos de estratégia.
Bem, é isso. Fica aí outra dica e até a próxima!

Por: A. Florêncio

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