quinta-feira, 26 de abril de 2012

Capitão América- O Primeiro Vingador





Assim que eu fiquei sabendo que a Marvel Studios estava produzindo um filme com o Capitão América, tive a imediata sensação de euforia. Só que logo depois, essa sensação foi tomada por outra: desconfiança. Em tempos de crise, o filme poderia ser um xaropão ufanista, um favorecimento político aos Estados Unidos. O meu medo foi justificável, afinal o Capitão América foi criado há mais de setenta anos atrás, exatamente pra exercer função de “soldado modelo”. Quando o filme estreou, eu nunca estive tão aliviado em toda minha vida.

Obviamente o patriotismo de Steve Rogers foi mantido. Admito que era essencial, afinal, foi isso o que motivou Rogers a ser cobaia no projeto super soldado, e o tornando lamentavelmente o único de muitos que poderiam existir. Contrariando os quadrinhos antigos, o Capitão não enfrentou o nazismo, mas a hidra, comandada por Johann Schmidt, o maquiavélico Caveira Vermelha, encarnado pelo “agente Smith” Hugo Weaving. No fim do filme, o herói salva Nova York e os Estados Unidos da destruição iminente, mas acaba caindo no ártico, onde congelado. É reanimado no nosso tempo por Nick Fury e a S.H.I.E.L.D. Por ser uma “lenda viva”, o Capitão comandará os Vingadores, como veremos no filme.

O diretor Joe Johnson nos trouxe uma trama cheia de ação e suspense, e escolheu um elenco brilhante e que deu mais veracidade aos nossos já conhecidos personagens. Chris Evans surpreendeu. A atuação dele como o Tocha Humana nos dois filmes do quarteto fantástico ainda estava na nossa memória, e o ator nos fez esquecer completamente. Ele possuía o espírito sonhador de Steve Rogers e tornou o Capitão America um herói universal. A minha felicidade aumentou quando vi o coronel Phillips ser interpretado por Tommy Lee Jones. Aquele jeito “meio durão, meio cômico” do ator caiu como uma luva para o personagem, dono das falas mais engraçadas do filme.

“Capitão America- O primeiro Vingador” foi o ultimo filme da Marvel Studios antes de “Os Vingadores”. Ele fecha com chave de ouro toda a trama que antecede o épico, com um pequeno teaser do que está por vir, logo após a cena pós-créditos. O filme sem duvida entrou para a lista dos mais bem sucedidos da Marvel, e já teve a sua sequencia confirmada. A contagem regressiva já foi iniciada.

Por: M. Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário