quarta-feira, 14 de março de 2012

40 anos de Machine Head


 No último dia 10 de março, completaram-se exatamente quatro décadas do lançamento do clássico álbum do deep Purple, Machine Head. Pode até ser equivocado classificá-lo como o melhor ou o mais importante da banda, se compararmos a outros como o In Rock ou Fireball, mas é unânime afirmar que o disco contém um dos maiores, senão o maior, riff da história do rock 'n' roll de todos os tempos. Exatamente, eu me refiro a Smoke On The Water. A música foi inspirada em um acontecimento real, um incendio no cassino em que a banda se apresentava, e foi lá mesmo que o guitarrista Ritchie Blackmore iluminou-se, e ganhou a inspiração necessária para criar o famoso riff.


 Blackmore jamais imaginara que a sua criação entraria para a história, ao lado de outros clássicos como Johnny B. Goodie, Satisfaction, Paranoid, entre tantos outros que jamais serão esquecidos até os próximos mil anos. Além desta famosa canção, Machine head trouxa outras duas, também clássicas e que afirmaram o Deep Purple como uma das bandas precursoras do Hard Rock, tal como o conhecemos hoje. Highway Star, que além de ser a música-abertura do disco, é também a de abertura dos shows do Purple até hoje, e Space Truckin', que tem um daqueles refrões grudentos e que faz a galera cantar em coro.



 Como todos sabem, o Deep Purple é conhecido por ter mudado de formação inúmeras vezes, mas isso não impediu que os clássicos que foram citados deixassem de serem tocados nos shows. Aliás, eu e meus companheiros de blog tivemos a oportunidade de assistir a um desses shows da banda, em Outubro de 2011, quando os caras fizeram uma turnê e passaram por várias cidades brasileiras, inclusive em Fortaleza. Não posso descrever minhas impressões daquele dia histórico, senão acabo de vez com a matéria, então fica para a próxima. Então, voltando ao nosso assunsto principal, se você não ouviu o Machine Head ainda, eu nem preciso recomendar, a matéria já faz isso por mim. Ouça-o bastante alto, e se o vizinho reclamar, aumente ainda mais. Espero que tenham curtido, e até a próxima com mais um clássico.

                        



Por: M. Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário