segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Super-heróis que salvaram o cinema

 Se você acha que o seu herói favorito já vale alguma coisa só por salvar pobres criancinhas indefesas de algum prédio em chamas, ou aquela típica garota gostosa que é sempre sequestrada por um terrível e perverso vilão, nem imagina que para Hollywood ele pode valer muito mais (de preferência muitos milhões de dólares). Na última década, o faturamento das bilheterias só fez aumentar, tudo graças aos nossos queridos paladinos da lei e justiça. Pensando nisso, fizemos uma lista dos melhores filmes baseados em quadrinhos, e que se tornaram clássicos, tanto para os cinéfilos, quanto para os fiéis leitores de HQs.




05 - X-Men.

 Considerado o primeiro dos muitos filmes que foram lançados durante o retorno dos super-heróis ás telas de cinema, X-Men, o Filme, é baseado na história dos mutantes da Marvel Comics. Lançado em 2000 pela 20th Century Fox, e dirigido pelo habilidoso diretor Bryan Singer, o longa foi responsável por tornar Hugh Jackman_que interpretou o mutante Wolverine_ o astro que é hoje. Aclamado pelos fãs e a crítica, ganhou mais duas sequências, e teve sua franquia reiniciada com o filme X-Men: Primeira Classe. Pouca gente sabe, mas James Cameron chegou a desenvolver um projeto para realizar o filme em 1989. Mas as negociações não vingaram.




04 - Homem-Aranha.

 O herói mais popular da Marvel finalmente ganhou o seu tão merecido longa-metragem em 2002, com a direção de Sam Raimi, fã assumido do amigão da vizinhança. A interpretação do ator Tobey Maguire como Peter Parker lhe rendeu fama e reconhecimento mundiais. A versão cinematográfica do filme teve de ser adiada por muitos anos, devido a uma disputa judicial pelos direitos do personagem. Os envolvidos foram a 20th Century Fox, a Sony, a Marvel, a MGM, a 21st Century Film Corporation, a Viacom e a Carolco. Como todo mundo sabe, a Marvel e a Sony venceram a disputa. Sam Raimi teve o êxito de dirigir o filme, mas muitos diretores foram cogitados como Steven Spielberg , Ron Howard e James Cameron, só para citar alguns. O papel principal também foi bastante disputado. Os candidatos mais ilustres foram Leonardo DiCaprio,Ben Affleck, Jude Law, Heath Ledger e James Franco, que acabou interpretando Harry Osborn.



03 - Batman, o Cavaleiro das Trevas.

 A continuação de Batman Begins foi a que mais faturou na nova franquia do Homem-Morcego. Motivos não faltaram: A brilhante produção e direção de Christopper Nolan, que desde que aceitou a responsabilidade de recomeçar do zero as adaptações cinematográficas do personagem, deu uma versão mais adulta a saga de Bruce Wayne, vivido por Christian Bale. O restante do elenco não fica para trás, com as ótimas atuações de Gary Oldman, como o policial James Gordon, Michael Caine, repetindo o seu papel como o fiel mordomo Alfred Pennyworth e Morgan Freeman, dando vida ao sócio de Wayne, Lucius Fox. Não podemos esquecer é claro, da melhor encarnação de um vilão dos quadrinhos no cinema: o Coringa, magistralmente representado por Heath Ledger. Sem dúvida nenhuma, o Oscar póstumo que lhe foi premiado foi mais do que merecido.




02 - Homem de Ferro.

 O que dizer do filme que ressuscitou a carreira de Robert Downey Jr? Para ser mais breve, eu diria que essa adaptação é sensacional. O longa, dirigido por Jon Favreau, contém os elementos perfeitos de um filme de ação, com ótimas tiradas de humor e cenas de ação empolgantes. O sucesso do filme deve-se também á liberdade que Favreau deu aos atores para criarem seus próprios diálogos. O elenco, que conta com feras como Jeff Bridges e Gwyneth Paltrow aproveitou essa oportunidade e arrasaram em suas interpretações. Downey Jr. encarnou perfeitamente o playboy Tony Stark, embora ambos tenham muitas semelhanças.




01 - Capitão América: O Primeiro Vingador.

 Eu confesso que quando fui ao cinema conferir o filme, fiquei um pouco preocupado em relação ao enredo. Esperava que o longa seria uma propaganda descarada do ufanismo norte-americano, assim como o próprio Capitão, criado com esse idéia original. Eu nunca estive tão feliz em estar errado. O diretor Joe Johnston tornou Steve Rogers um herói universal, e Chris Evans o encarnou muito bem, fazendo todos esquecerem de outro personagem seu, o Tocha-Humana. Tommy Lee Jones nos divertiu bastante como o General Chester Phillips, e as cenas de ação foram bastante empolgantes. O filme é o último que antecede o mega-hiper-super-ultra filme Os Vingadores, que tem sua estreia prevista para 2012. Aguardamos anciosos!







Por: M. Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário